Nesta aula iremos falar sobre a Nomenclatura das Cifras para Acordes e Sinais de Alteração. Aproveite e assista, pois é um conhecimento básico que você utilizará para sempre durante sua vida como músico!

Quer aprender a Tocar Músicas no Cavaquinho Sem Depender De "Pastinhas De Cifras"? Confira aqui neste link ou acesse: https://www.cifrasdecavaquinho.com.br/acesso-imediato/

Ajude o Cifras de Cavaquinho enviando a sua Cifra para postarmos aqui no blog. Envie sua cifra para: pablofurtado@escolacavaco.com ou para o Whatsapp 21 96708-0842.

[su_youtube_advanced url=”https://www.youtube.com/watch?v=y9SmYbBHDzQ” autohide=”yes” rel=”no” theme=”light”]

Cifras para Acordes

O objetivo desta aula é ensinar a Nomenclatura das Cifras para Acordes. Com este conhecimento o você poderá ler qualquer Cifra e pronunciar os acordes da forma correta.

Antes de começarmos é importante que você entenda a diferença entre Notas e Acordes. Acordes é um conjunto de no mínimo 3 Notas com intervalos de Terças. Nota é a emissão de um único som. Portanto, ao tocar um Acorde você tocará um conjunto de Notas, e nota musical é a emissão de um único som. A grosso modo, Acorde é um conjunto de sons, e Nota é 1 único som. Não esqueça isso!

Acordes Maiores

Quando estamos falando sobre Cifras para Acordes, a Cifra quando encontrada sozinha, entende-se que é um Acorde Maior. Exemplo:

  • C = Dó Maior
  • D = Ré Maior
  • E = Mi Maior
  • F = Fá Maior
  • G = Sol Maior
  • A = Lá Maior
  • B = Si Maior

Acordes Menores

O Acordes Menores são representados pela letra “m” minúscula. Exemplo:

  • Cm = Dó Menor
  • Dm = Ré Menor
  • Em = Mi Menor
  • Fm = Fá Menor
  • Gm = Sol Menor
  • Am = Lá Menor
  • Bm = Si Menor

Acordes com 7 (Sétima)

Quando o acorde contém números, deve-se pronunciar cada número em Ordinal. Por exemplo, acordes com o número 7, pronuncia-se “com sétima“. Exemplo:

  • C7 = Dó com Sétima
  • D7 = Ré com Sétima
  • E7 = Mi com Sétima
  • F7 = Fá com Sétima
  • G7 = Sol com Sétima
  • A7 = Lá com Sétima
  • B7 = Si com Sétima

Outros Números também Utilizados em Acordes

  • 4 = Quarta
  • 5- = Quinta Diminuta ou Quinta Menor. Os 2 nomes estão corretos.
  • 5+ = Quinta aumentada
  • 6 = Sexta
  • 9 = Nona
  • 11 = Décima Primeira
  • 13 = Décima Terceira

Exemplos da aplicação destes números na prática:

  • C4 = Dó com Quarta.
  • Dm(13) = Ré Menor com Décima Terceira.
  • Ebm9 = Mi Menor com Nona
  • Fm(11) = Fá Menor com Décima Primeira
  • G#6 = Sol Sustenido com Sexta
  • A7 = Lá com Sétima
  • Bm7(5-) = Si Menor com Sétima e Quinta Diminuta

Acordes com 7M (Sétima Maior)

Somente os acordes com 7M (Sétima Maior) precisam ser especificados com a letra M (maiúsculo) quando a 7 (Sétima) for maior, pois por questões harmônicas somente a 7 (Sétima) quando encontrada sozinha entende-se que ela é Bemol. Exemplos:

  • C7M = Dó com Sétima Maior
  • D7M = Ré com Sétima Maior
  • E7M = Mi com Sétima Maior
  • F7M = Fá com Sétima Maior
  • G7M = Sol com Sétima Maior
  • A7M = Lá com Sétima Maior
  • B7M = Si com Sétima Maior

Existem outras 2 formas de representar Acordes com Sétima Maior, que são: 7+ ou maj7. Todos os exemplos abaixo são acordes com Sétima Maior:

  • C7+ ou Cmaj7
  • D7+ ou Dmaj7
  • E7+ ou Emaj7
  • F7+ ou Fmaj7
  • G7+ ou Fmaj7
  • A7+ ou Amaj7

Acordes Diminutos

Acordes Diminutos são representados pelo símbolo ( º ). Exemplo:

  • = Dó Diminuto
  • = Ré Diminuto
  • = Mi Diminuto
  • = Fá Diminuto
  • = Sol Diminuto
  • = Lá Diminuto
  • = Si Diminuto

Também são utilizados para representar acordes diminutos a abreviação “dim” e as cifras já conhecidas “m(5-) “, exemplo:

  • Cm(5-) = Dó Diminuto
  • Ddim = Ré Diminuto
  • E(dim) = Mi Diminuto
  • Fm(b5) = Fá Diminuto
  • Gdim = Sol Diminuto
  • A#(dim) = Lá Sustenido Diminuto
  • Bbm(b5) = Si Bemol Diminuto

Acordes Meio Diminutos

Acordes Meio Diminutos são representados pelo símbolo “ø“. Exemplo:

  • = Dó Meio Diminuto
  • = Ré Meio Diminuto
  • = Mi Meio Diminuto
  • = Fá Meio Diminuto
  • = Sol Meio Diminuto
  • = Lá Meio Diminuto
  • = Si Meio Diminuto

Outra forma de representar acordes Meio Diminutos é utilizando as cifras m7(5-). Exemplo:

  • Cm7(5-) = Dó Meio Diminuto
  • Dm7(b5) = Ré Meio Diminuto
  • Em7(5-) = Mi Meio Diminuto
  • Fm7(b5) = Fá Meio Diminuto
  • Gm7(5-) = Sol Meio Diminuto
  • Am7(b5) = Lá Meio Diminuto
  • Bm7(5-) = Si Meio Diminuto

Essas forma de representar acordes Meio Diminutos é muito utilizada na internet, pois este símbolo ( ø ) não tem nos teclados de computadores. Então a forma mais prática de escrever um acorde Meio Diminuto no computador é utilizando as cifras m7(5-).

Acordes Suspensos

Acordes Suspensos são representados pela abreviação “sus“. Exemplo:

  • Csus4 = Dó com Quarta Suspensa
  • Dsus2 = Ré com Segunda Suspensa
  • Esus4 = Mi com Quarta Suspensa
  • Fsus2 = Fá com Segunda Suspensa
  • Gsus4 = Sol com Quarta Suspensa
  • Asus2 = Lá com Segunda Suspensa
  • Bsus4 = Si com Quarta Suspensa

Acordes Adicionados

Acordes Adicionados são representados pela abreviação “add“. Exemplo:

  • Cadd9 = Dó com Nona Adicionada
  • Dadd2 = Ré com Segunda Adicionada
  • Eadd4 = Mi com Quarta Adicionada
  • Fadd2 = Fá com Segunda Adicionada
  • Gadd4 = Sol com Quarta Adicionada
  • Aadd2 = Lá com Segunda Adicionada
  • Badd4 = Si com Quarta Adicionada

Acordes Invertidos

São representados com uma ” / ” seguida de uma Cifra representando uma nota. Exemplo:

  • C/G = Dó com Baixo em Sol
  • D/A = Ré com Baixo em Lá
  • E/B = Mi com Baixo em Si
  • F/C = Fá com Baixo em Dó
  • G/D = Sol com Baixo em Ré
  • A/E = Lá com Baixo em Mi
  • B/F# =  Si com Baixo em Fá Sustenido

Conheceu e Aprendeu como Pronunciar os Nomes dos Acordes?

Esta aula não tem como objetivo explicar o porquê de um acorde ser suspenso, adicionado, diminuto e etc. Esta aula é apenas para aprender sobre os principais Sinais de Alteração e os Nomes das Cifras para Acordes. Em artigos futuros estarei explicando cada categoria de acordes e também sobre Formação de Acordes.

Espero que tenha ficado claro as explicações, qualquer dúvida basta postar nos comentários que responderei.


Prof. Pablo Furtado
Prof. Pablo Furtado

Pablo Furtado é Músico há 18 anos e Professor de Cavaquinho da Escola Cavaco onde ensina todo seu conhecimento sobre Cavaquinho. Estudou na Escola de Música Villa Lobos, Cigam e com grandes músicos que são referências no cavaquinho. Hoje em dia, além de dar aulas na Escola Cavaco, compartilha toda sua experiência aqui no Cifras de Cavaquinho, com o objetivo de ajudar cada vez mais cavaquinistas a alcançar seus objetivos.